O Que é Desenvolvimento Web?

Você sabe o que é Desenvolvimento Web e suas ramificações? Nesse artigo, buscamos explicar de forma simples e ao mesmo tempo completa, o que significa Desenvolvimento Web e suas principais ramificações.

índice

O Que é Desenvolvimento Web?

De uma forma simples, podemos dizer que o Desenvolvimento Web é uma especialidade de Desenvolvimento/Programação de sistemas e sites para as redes, principalmente para a internet.

O desenvolvimento Web é uma especialidade da Tecnologia da Informação com foco em desenvolver/programar softwares que estarão conectados a uma rede, seja internet ou intranet. Portanto, podemos identificar de uma forma simples que o desenvolvimento web é a criação de sistemas, aplicativos, portais ou sites, que rodam diretamente através de uma rede.

A maior parte do que é Desenvolvido para web, tem como objetivo permitir operações em tempo real. Diante disso, podemos perceber uma forte tendência nos últimos anos de que a maior parte do desenvolvimento seja realizado para web. Isso acontece, pois, dessa forma, permite-se conectividade, integração entre diferentes softwares e ações com resultados instantâneos.

Diferença entre sistemas web e sistemas tradicionais

Até alguns anos atrás a maioria dos softwares eram desenvolvidos especificamente para desktop. Porém, com o tempo, a integração em tempo real entre usuários passou a ser um necessidade a todos. Dessa forma, a melhor solução era transformar os sistemas tradicionais, desenvolvidos para desktops, em sistemas que permitissem uma interação em tempo real, ou seja, sistemas web.

Atualmente, é possível encontrar soluções complexas que rodem diretamente pelo navegador, sem a necessidade de instalar um software no seu computador. Isso tem sido uma grande revolução, pois soluciona diversos problemas que haviam no desenvolvimento tradicional.

A inicio, a principal vantagem é justamente a ausência da necessidade de instalação do software em sua máquina. Portanto, você consegue “executar” esse software diretamente de um navegador.

Por se tratar de um sistema que roda diretamente do seu navegador, não há por que se preocupar tanto com os requisitos de sistema. Ou seja, mesmo programas mais complexos são capazes de rodar perfeitamente em computadores com componentes mais antigos ou mais simples.

Outra grande vantagem dos sistemas Web é que sua manutenção e atualizações são centralizadas, sendo realizadas no servidor. Dessa forma, ao realizar um atualização ou manutenção, automaticamente, todos os usuários já terão acesso a versão mais atual da aplicação. Além disso, esse formato evita possíveis incompatibilidades com outros softwares ou com hardwares.

Uma grande vantagem dos Sistemas Web em relação aos sistemas tradicionais se dá também pelos sistemas operacionais. É muito comum que alguns softwares tradicionais sejam criados para um sistema operacional específico. Dessa forma, para torna-los multiplataforma, era necessário criar o mesmo sistema em formatos diferentes. Com os sistemas Web, isso não é necessário, basta apenas ser compatível com a versão do navegador e ele rodará perfeitamente, independente do Sistema Operacional utilizado.

As grandes áreas do Desenvolvimento Web

O Desenvolvimento Web é dividido em diversas formas de desenvolvimento. Dentro do mercado atual, podemos observar 3 grandes distinções de desenvolvedores:

  • Front – End
  • Back – End
  • Full-Stack

Vamos então entender melhor essas grandes áreas.

Desenvolvimento Front-End

O desenvolvimento Front-End pode ser resumido como a parte visual de uma aplicação. Ou seja, é tudo aquilo que o usuário vê na tela do seu computador.

Muitos profissionais da Web que trabalham com Web Designer costumam ter conhecimentos de Front-End e vice versa.

Um Desenvolvedor Front End é responsável por prgramar as interfaces de um projeto Web. Apesar de muitos entenderem que o front-end deve apenas se preocupar com a visualização do sistema, ou seja, com o desenvolvimento do layout, na verdade este desenvolvedor é responsável por boa parte da performance de uma aplicação.

Podemos identificar que cerca de 80% do tempo de carregamento de um sistemas é realizado apenas para o Front End. Portanto, o desenvolvedor Front End é capaz de otimizar em muito o desempenho de um sistema.

Além disso, esse profissional é importantíssimo, pois uma interface mal feita, mal otimizada e mal trabalhada é capaz de acabar com a imagem de uma empresa. Já uma interface bem feita, bem trabalhada e otimizada, consegue até mesmo se tornar um grande conversor de usuários à clientes.

Desenvolvimento Back-End

O desenvolvimento Back End, ao contrário do Front-End, é o responsável por tudo aquilo que acontece por trás da interface do sistema. Ou seja, ele é responsável por se preocupar com regras de negócio, segurança dos dados, integração dos serviços Web, interação com banco de dados, etc.

Geralmente, o profissional que trabalha com back end precisa entnder bem de lógica de programação, tecnologias e servidores.

Sem um bom trabalho de Back End, de nada adianta uma boa interface de Front End.

Além disso, o Back End é o principal responsável pela segurança e funcionalidades do sistema.

O faz tudo: Desenvolvimento Full Stack

O Desenvolvedor Full Stack nada mais é do que um desenvolvedor capaz de desenvolver soluções tanto no Front End, quanto no Back End. Ou seja, ele é como se fosse um “faz tudo”. Geralmente, Desenvolvedores Full Stack tem grande facilidade de entender o todo de uma aplicação, além disso, costumam ser desenvolvedores mais experientes e com mais tempo de estudo e prática nas áreas de desenvolvimento web.

As principais Ferramentas e Linguagens utilizadas no Desenvolvimento Web

Ao pensar em desenvolvimento Web, é difícil dizer apenas um grupo de ferramentas ou até mesmo de linguagens de computador para defini-lo.

Porém, existem algumas mais conhecidas que outras.

Quando se trata de Desenvolvimento Web Front-End, com certeza os primeiros passos desse desenvolvedor foi estudar HTML, CSS e JavaScript. Essas linguagens são conhecidas como os pilares do FrontEnd.

A maioria das interfaces são estruturadas através de elementos da linguagem de HiperTexto conhecida por HTML. Já seu formato, seu visual, costuma ser integrado pelas folhas de estilos em Cascata, conhecidos como CSS. Por fim, a linguagem de Programação JavaScript é a principal responsável pela interação de um usuário com a página.

Dentre desses, podemos destacar também os Frameworks Bootstrap, MaterializeCSS, jQuery, Angular JS, React, etc.

Já para o desenvolvimento Back End, podemos adotar diversas linguagens de programação. Mas, as que mais se destacam entre os desenvolvedores web na atualidade são as linguagens PHP, JavaScript com Node JS, Java, Python e Ruby.

Dentre as ferramentas, podemos também destacas os CMS, que são gestores de conteúdo. Com eles, podemos criar diversas interfaces e sistemas de forma rápida e muitas vezes sem nem necessitar de conhecimento em programação ou código. O maior destaque para essa categoria é o WordPress.

O Futuro do Desenvolvimento Web

O Desenvolvimento de Serviços, aplicações e sistemas Web vem crescendo a cada dia mais e mostrando resultados surpreendentes. A tendência é que novas ferramentas comecem a surgir, e com isso, novas possibilidades dentro do desenvolvimento Web.

Há quem acredite que futuramente todos os tipos de sistemas e aplicações serão 100% web, estinguindo o desenvolvimento de software tradicional.

A realidade é que a área de Desenvolvimento Web é muito promissora, e ainda teremos muitas novidades. Para aqueles que estão querendo iniciar na área, há muito conteúdo disponível de qualidade, e muitas vezes gratuitamente. Portanto, o acesso as tecnologias de Desenvolvimento Web estão cada vez mais disponíveis. O caminho do profissional dessa área exige uma constante atualização, porém, é importante ter dominío teórico da base, como protocolos, servidores, sistemas operacionais, versionamento de códigos, estrutura de dados e etc.

Com certeza, o Desenvolvimento Web só tende a crescer nos próximos anos e quem estiver engajado no assunto, terá muitas oportunidades boas.

Curtiu? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Outras publicações

Deixe um Comentário