Por que ter um Site em meio as Redes Sociais?

Provavelmente essa seja uma das grandes dúvidas de muitas empresas, principalmente com o crescimento das Redes Sociais. Por que eu preciso ter um Site se eu tenho uma página no Facebook, no Linkedin, no Instagram ou ainda um canal do YouTube?

Independente de qual seja sua motivação para essa questão, você precisa de um Site se quiser ganhar mais autoridade e confiabilidade para seu negócio. Mas vamos entender agora o por que disso.

Tópicos deste Artigo:
Por que eu preciso ter um Site?
Quais vantagens de ter um site tem em relação as Rede Sociais?
A validade do conteúdo das Redes Sociais e do Site
O Site é melhor que uma Rede Social?
O que devo fazer?
Como a Startelo pode me ajudar?

Por que eu preciso ter um Site?

Um site, em especial sites profissionais, representam uma grande expansão do seu negócio dentro do mundo digital, dentro da Web. É como o seu cartão de visita na internet!

Com um site, sua empresa tem um alcance maior, sem barreiras geográficas e muitas vezes com um custo de marketing bem menor que no marketing tradicional.

Além disso, um site lhe permite administras melhor as informações e conteúdo que deseja incluir nele, afinal o site é 100% seu.

Imagine um cenário onde uma Empresa de Pequeno Porte não possui um site, e se restringe apenas a região a qual está instalada… Quantas pessoas passam por aquele local? E dessas pessoas, quantas realmente olham o que tem nesse local e encontram essa empresa? E ao encontrar, será que elas sabem quais produtos vai encontrar lá dentro ou do que se trata a empresa? Por fim, depois de tudo isso, podemos filtrar em uma quantidade muito pequena de pessoas que realmente entrarão dentro da Empresa e se tornarão clientes em potencial.

Agora imagine a mesma empresa, só que com um Site seu. Ela agora terá a possibilidade de apresentar de forma muito rápida e eficaz a sua empresa, e de forma automatizada! O melhor de tudo, sem precisar fazer esforço. Dentro do site, o cliente poderá identificar tudo que ela quer saber antes de ir até o local. Além disso, você consegue utilizar estratégias de marketing digital que podem atingir muito além do local onde sua empresa se localiza, lhe permitindo ser encontrado por todo o planeta!

Mas você pode então se perguntar então o por que você precisa de um site, se com as redes sociais você consegue fazer a mesma coisa? Calma que já vamos chegar lá!

Quais vantagens de ter um site tem em relação as Rede Sociais?

Para responder a essa pergunta, vamos começar voltando um pouco no tempo. Por volta do ano de 2010, era muito comum ver as pessoas se comunicando através da rede social conhecida como “Orkut”. Muitas empresas investiram pesado em criar conteúdo e potencializar seus perfis no Orkut. Porém, em 2014 esta rede social já havia perdido bastante espaço e foi definitivamente desativa.

Todos os investimentos realizados dentro da plataforma, todo conteúdo criado e tudo feito lá foi “perdido”…Claro que muitos haviam transferido suas informações já para outras redes sociais como o Facebook.

Mas então, é só ficar acompanhando a tendência e no momento certo migrar de rede Social, correto?

Não está errado, porém isso traz um trabalho muito grande pensando a longo prazo e muitas vezes você pode não conseguir recuperar todo o seu público anterior.

Outra grande desvantagem das redes sociais é que, na verdade, as páginas la criadas não pertencem a você. Elas pertencem a empresa que criou a plataforma dessa Rede Social. Dessa forma, você fica limitado a utilizar apenas os recursos que aquela plataforma disponibiliza para os usuários.

A validade do conteúdo das Redes Sociais e do Site

Uma coisa muito importante também na internet é a duração de um conteúdo. Sabemos que nas redes sociais, há uma variedade gigante de conteúdo e a todo momento há mais conteúdos gerados. Dessa forma, o tempo de vida de uma publicação costuma ser bem pequeno, e mesmo que você utilize divulgação paga, ela terá um prazo de validade. Já um site, quando bem feito e bem escrito permite que o conteúdo continue relevante durante anos após a publicação do mesmo! Não é difícil encontrar publicações e sites de vários anos atrás ao fazer alguma pesquisa no Google, não é mesmo? Mas se fizer a mesma pesquisa em redes sociais, dificilmente uma postagem antiga aparecerá entre as primeiras.

De uma forma resumida, para conseguir aumentar seu público através de uma Rede Social é necessário uma atualização e manutenção constante do seu perfil/página, muitas vezes sendo necessário a criação de conteúdo diariamente, ou até várias vezes durante o dia. Caso contrário, você começa a perder relevância e seu público diminui.

Já para um Site, como um Blog, o conteúdo publicado será avaliado pelos mecanismos de Busca, como o Google, e a tendência é que, a longo prazo, o seu público só aumente. Portanto, a manutenção e atualização do conteúdo de um site costuma ser bem menor, e você não costuma perder seu público por causa da quantidade de publicações realizadas. Na verdade, para um Site, o que importa é a relevância da marca e, principalmente, a qualidade do seu conteúdo.

O Site é melhor que uma Rede Social?

Se chegou até aqui, você provavelmente já deve estar se questionando se o Site é melhor que uma Rede Social.

A resposta para isso é não. Um site não é melhor que uma Rede Social, e nem o contrário. Uma Rede Social não é melhor que um Site.

O site tem um objetivo e uma dinâmica de funcionamento diferente do objetivo e dinâmica de cada Rede Social. O importante é entender isso e identificar os pontos fortes de ambas! Dessa forma, você pode estar atuando tanto nas redes Sociais quanto dentro do seu Site de forma a otimizar suas estratégias de divulgação e ter um alcance muito maior!

Portanto, uma coisa não descarta a outra! Observe que um site lhe traz uma autoridade e confiabilidade maior até mesmo dentro das Redes Sociais. Um perfil contendo o link de um site próprio com certeza será levado mais a sério do que o mesmo perfil sem o link de um site.

Porém, um site bem trabalhado, com interação junto as redes Sociais é um ótimo artificio hoje em dia, e permite você aproveitar o melhor dos dois mundos!

Dessa forma, podemos dizer que, mesmo que sua atuação principal seja nas redes Sociais, você precisa de um site por que ele lhe proporciona uma confiabilidade e autoridade maior do ponto de vista do seu público!

O que devo fazer?

O que você deve fazer é muito relativo a situação atual do seu negócio. Você pode iniciar através das redes sociais, ou criar um site. Pode também fazer todos ao mesmo tempo. Mas isto pode demandar de muito tempo e sabemos que nem todos tem disponibilidade para isso.

Portanto, a indicação da Startelo é que você inicie justamente pelo Site, e contrate bons profissionais para criar um site profissional de alta qualidade! Se for de seu interesse, mantenha dentro do seu site um blog para futuras publicações e criação de conteúdo.

Após isso, recomendamos que você identifique uma a duas redes sociais de seu interesse e explore o seu potencial para expandir sua visibilidade! Não esqueça sempre de linkar no seu perfil à seu site!

Dessa forma, você já terá um bom preparo para iniciar a alavancar sua presença virtual e com confiabilidade e autoridade!

Com o passar do tempo, você conseguirá identificar se vale a pena continuar atualizando as redes sociais utilizadas, e também irá conseguir expandir para outras redes de seu interesse.

Porém não esqueça de sempre focar em uma principal e também no seu site.

Para esse trabalho, recomendamos também a procura por empresas especialistas em Marketing Digital e Social Media!

Como a Startelo pode me ajudar?

Se você está querendo ter um site e não sabe por onde começar, ou ainda que saiba, mas está procurando por profissionais especializados em Desenvolvimento Web de qualidade, segurança e alto desempenho, com certeza a sua escolha será a Startelo!

Nós desenvolvemos Sites responsivos, com alto desempenho e qualidade! Nossos layouts são projetados para se adequarem ao perfil da empresa, assim como as melhores práticas de UX para garantir a melhor experiência possível para os usuários.

Startelo - Agencia Digital de Desenvolvimento de Sites e Sistemas Web

Somos especialistas em Desenvolvimento Web e também em desenvolvimento de Sistemas. Possuímos conhecimentos de todas as etapas da internet, de forma que garantimos maior segurança para nossos projetos!

Alem disso, nosso publico principal são micro, pequenas e médias Empresas, portanto sabemos muito bem das necessidades que essas possuem! Oferecemos soluções completas para o Desenvolvimento Web, como consultoria Digital e Hospedagem Cloud, para que você não precise se preocupar em contratar diversas empresas diferentes para cada etapa do projeto!

Essas e muito mais informações você pode encontrar na nossa página do Serviço de Desenvolvimento de Site. Entre já em contato com nossa equipe e vamos transformar seu sonho em realidade!

Curtiu? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Outras publicações

Deixe um Comentário