Site profissional: Por que investir em um?

Se você está iniciando no mundo do empreendedorismo ou se já tem tempos nele, com certeza já deve ter pensado sobre de ter um site próprio ou ao menos se questionou o por que investir em um site profissional!

Nesse artigo, esperamos tirar algumas de suas dúvidas, mostrando o por que um site profissional é algo tão importante para qualquer tipo de empreendimento.

Índice de tópicos

O que é um site profissional?

Um site profissional nada mais é que um site, porém desenvolvido profissionalmente para sua marca pessoal ou empresa com um determinado objetivo.

Geralmente, um Site profissional tem como objetivos aumentar a sua visibilidade na internet, assim como aumentar a credibilidade do seu empreendimento, e permitir novas formas de alcançar seus clientes!

Existem diversos tipos de sites profissionais, como blogs, site de portfólios, sites institucionais, portais de noticias, portais de conteúdo, sites de captura de leads, e vários outros. Portanto, para qualquer que seja seu objetivo, há um tipo de site que poderá lhe auxiliar muito!

Por que criar um site profissional

Hoje em dia, o processo de globalização conseguiu romper quaisquer barreiras geográficas, nos permitindo uma comunicação quase que imediata a qualquer distância.

Dessa forma, estar presente na internet significa que você poderá ser encontrado de qualquer local do planeta! E não só ser encontrado, como também terá a oportunidade de comercializar produtos, ter contatos ou publicar seu conteúdo para todos.

Um site profissional também representa que seu empreendimento está atualizado e, portanto, consegue passar maior credibilidade e confiança ao cliente. Além disso, a criação de um site profissional lhe permite explorar diversas formas de atingir seu publico alvo! Você pode utilizar diversas estratégias de Marketing Digital, Criação de Conteúdo, Lojas Virtuais e outros.

Um Profissional da área Artística, por exemplo, costuma ter um site para demonstrar seu trabalho, de forma rápida e eficiente! Isso lhe garante uma grande credibilidade ao tentar uma vaga ou ao fazer alguma proposta a um cliente em potencial.

Um escritor pode utilizar de um blog para poder divulgar seu trabalho, apresentar suas escritas e até mesmo para publicar seus livros de forma digital ou vende-los através da internet.

Uma empresa local, consegue facilmente ser encontrada em serviços de busca, como o Google, quando possuem um site.

Portanto, um Site profissional é como se fosse um cartão de visita, capaz de mostrar o que você deseja que seja exposto ao público! Diante disso, já é possível perceber o quanto um Site pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento de seu empreendimento!

Vantagens

Conheça algumas das principais vantagens em investir em um Site Profissional:

  • Um site lhe garante uma grande presença dentro do mundo Digital;
  • Geralmente, um bom site causa boas impressões aos clientes em relação a imagem da empresa ou serviço. Portanto, ter um site profissional, garante maior credibilidade e confiança para o cliente;
  • Você pode divulgar com maior facilidade seu empreendimento;
  • Sua empresa ganha maior credibilidade e confiança dos clientes;
  • Geralmente, antes de fechar um negócio ou solicitar um orçamento, é justamente em um site o primeiro “local” que o cliente costuma se informar;
  • A longo prazo, um site é capaz de obter resultados melhores que qualquer mídia social (como Instagram e Facebook), e nada impede de você integrar essas estratégias em conjunto a um site, como falamos no artigo de comparação entre mídias sociais e um site;
  • Com um site, você tem total controle, tanto do layout como também do conteúdo. Além disso, há a possibilidade de aplicar diversas ferramentas,ideias e estratégias, como testes, mensurar dados, analisar o comportamento do usuário e muito mais;
  • Um site costuma resultar em uma conversão maior para vendas, afastar curiosos e atrair clientes mais qualificados para seu objetivo. Isso ocorre devido ao fato que, ao realizar uma pesquisa por algo, ou ao acessar o seu site, o usuário já tem em mente o objetivo final disso.

Desvantagens

Claro que também é bom conhecer um pouco das desvantagens de se ter um site. Vejamos então algumas das maiores desvantagens de um site profissional:

  • Um site possui alguns custos fixos com Domínio e Hospedagem. Porém esse valor é bem acessível e hoje em dia é possível encontrar planos de hospedagem extremamente acessíveis com qualidade, como na HomeHost, HostGator, Hostoo ou ainda com os Servidores de Hospedagem Cloud da Startelo!
  • A criação de um Site de forma profissional pode demandar de um certo conhecimento técnico. Principalmente quando deseja obter resultados satisfatórios de desempenho, segurança, layout responsivo e outros. Além disso, um site leva tempo para ser desenvolvido. Portanto, o mais recomendado é que você contrate um Profissional para realizar esses Serviços. A Startelo é uma empresa altamente capacitada em Desenvolvimento Web, trazemos todas as soluções para garantir o melhor Site para nossos clientes;
  • O posicionamento de SEO dos sites podem sofrer impactos quando há mudanças nos algorítimos de ranqueamento dos sites de busca, como o Google. Porém, se você já trabalha com conteúdo digital ou marketing digital, já sabe que há muito tempo que o algoritimo não recebe uma atualização tão brusca, e a tendência vem sendo focar cada vez mais na importância do conteúdo. Portanto, essa desvantagem é quase irrelevante se você possuir um conteúdo de qualidade no seu site Profissional. Os grandes nome do SEO ressaltam: “O Conteúdo é Rei”.

O que é necessário para ter um Site Profissional na Internet?

Para se ter um Site Profissional na Internet, há 3 principais coisas que são fundamentais: Hospedagem, Domínio e os Arquivos do Site.

1. Hospedagem

A hospedagem de site nada mais é que um servidor onde todos os arquivos do seu site são armazenados. Dessa forma, esse servidor deve ficar conectado a internet, permitindo então que seu site esteja sempre no ar.

Diversas empresas fornecem o serviços de hospedagem na internet, além disso, você pode encontrar diversos tipos de planos de hospedagem. Claro que há um custo para isso, porém, hoje em dia, esses valores são bem acessíveis.

2. Domínio

O domínio pode ser entendido como o endereço do seu site na internet. Ou seja, é aquele endereço que você digita no navegador para poder acessar um site. Como por exemplo, o site da Startelo é acessado através do domínio startelo.com.br.

Apesar de ter opções gratuitas de registro de domínios, essas não são nada recomendadas para Usos profissionais e comerciais. Isso ocorre pois não possuem confiança e nem credibilidade as pessoas e aos mecanismos de busca. Portanto, recomendamos o registro de um domínio pago, como por exemplo as extensões .com ou .com.br.

3. Os arquivos do seu site

Essa é a etapa principal para seu site! É necessário criar todos os arquivos que compõem o seu site, e coloca-los dentro do seu servidor de hospedagem.

Os arquivos de um site podem conter diversos formatos. Esses arquivos, geralmente são linhas de códigos, como HTML, CSS, JavaScript, PHP, etc. Também há os arquivos de mídia, ou seja, imagens, vídeos, etc.

Porém, existem também formas de criar site sem precisar saber escrever códigos de computação, como o uso de CMS, por exemplo o WordPress.

Ou seja, existem diversas formas de construir seu site, porém o mais recomendado é que esse serviço seja realizado por um profissional da área.

Principais tecnologias utilizadas para Desenvolvimento Web de Sites

O que é e a importância de um site responsivo

Um site responsivo, nada mais é que um site que consegue se adaptar as telas de diversos dispositivos, ou seja, a qualquer tamanho de tela. Portanto, é um site capaz de adaptar seu layout perfeitamente na tela de um computador ou notebook, assim como na tela um Smartphone ou Tablet.

 

Como funciona um Layout Responsivo em diversos dispositivos

Atualmente, boa parte dos acessos a internet ocorrem através de dispositivos móveis. Portanto, é muito importante que seu site seja responsivo e funcione bem em qualquer dispositivo ou tamanho de tela.

No HTML, é possível permitir o layout responsivo com a meta tag viewport, como no exemplo de código abaixo:

Quanto devo investir para ter um Site Profissional?

O valor de um site costuma variar conforme suas necessidades e também conforme o profissional ou agência que você contratar. Tudo vai depender do tipo de site que você deseja, do profissional contratado, dos recursos que seu site necessitará, e de outras possíveis variantes.

De uma forma geral, os valores costumam variar entre R$700,00 (para um site mais simples) à R$10.000,00 em caso de sites mais complexos. Claro que existem opções que ultrapassam esses valores, assim como opções abaixo desses. O importante é saber o que você precisa no seu site profissional, assim saberá quanto precisará investir.

Lembre-se que muitas vezes o barato pode sair caro. É comum encontrarmos pessoas se lançando como profissionais porém que não entendem de passos importantes, como otimização de responsivo, otimização do desempenho do site, indexação nos mecanismos de buscas, processos básicos para manter a segurança do seu site, entre outros fatores. Portanto, tenha bastante cuidado ao escolher um profissional ou Agência, tente conhecer um pouco dos trabalhos que o mesmo já realizou, ou até mesmo do conhecimento que ele possui caso esteja iniciando na área. O importante é que no final, o seu investimento realmente valha a pena.

Conclusão

No mundo que vivemos hoje, com o constante crescimento da tecnologia, fica claro o quanto um Site é capaz de fazer diferenças para qualquer empreendimento.

Claro que, um site mal feito ou ultrapassado  pode acabar prejudicando a imagem do seu negócio. Portanto, é muito importante investir em um site de alto desempenho, moderno e seguro. Caso contrário, o investimento pode não valer a pena.

Também é importante saber que um site, por si só, não faz milagres. Caso deseje otimizar seus resultados, é importante criar estratégias para isso, como por exemplos estratégias de Marketing Digital.

Dica especial da Startelo

Independente se seu negócio já está no mercado a pouco ou muito tempo, ou até mesmo se ainda não o iniciou, recomendamos que você já comece a procurar soluções para iniciar este projeto, pois com certeza será um fator muito importante para seu crescimento. Para empresas que já estão com sites, porém desatualizados, vale a pena buscar soluções para atualização ou até mesmo reestruturação completa do seu site. Lembre-se, o site é como se fosse o Cartão de Visitas da sua empresa!

Startelo - Agencia Digital flavicon

Não perca tempo, quanto antes você estiver visível na internet, melhor para você e seu negócio. Acesse o site da Startelo e solicite um orçamento!

A Startelo é um Agência especializada em Desenvolvimento Web. Todos nossos sites são desenvolvidos com tecnologias atuais e modernas, de alto desempenho. Garantimos entregar sites que seguem padrões de segurança, otimização de desempenho e adaptações para garantir um Layout Responsivo.  Também somos criteriosos com a Acessibilidade e com a Experiência do Usuário (também conhecido por “User Experience” ou “UX“). Nosso maior objetivo é garantir que o cliente fique muito satisfeito e com um site de altíssimo nível!

Curtiu? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Outras publicações

Deixe um Comentário