Trabalho Remoto e Home Office: Dicas e Ferramentas

Nos últimos dias, muitas empresas precisaram adotar o sistema de Trabalho Remoto e Home Office para seus funcionários. Acontece que, com isso, muitas pessoas estão tendo a experiência de trabalhar remotamente e em casa pela primeira vez, e se sentindo um pouco perdido. Pensando nisso, a Startelo resolveu compartilhar algumas ferramentas que utilizamos e recomendamos, assim como algumas dicas para organização.

Índice

O que é Home Office e Trabalho Remoto?

Trabalho remoto significa realizar atividades referente ao seu trabalho à distância. Esse tipo de trabalho é facilitado pelo uso de tecnologia e comunicação. Também é conhecido no Brasil como teletrabalho.

Isso significa que você pode estar trabalhando de qualquer local do planeta, bastando ter um celular, computador ou tablet e acesso a Internet. Muitas pessoas utilizam de espaços de Co-Working, Cafeterias, Livrarias e até mesmo parques para realizar esse tipo de trabalho. Também é muito comum que trabalhem dentro de casa.

O Home Office nada mais é do que o trabalho remoto, mas realizado dentro de sua própria casa.

Esse tipo de trabalho já vem se tornado bem popular nos últimos anos, porém, ainda há uma grande resistência de algumas empresas em adota-lo. É muito adotado por empreendedores digitais, profissionais da internet e Freelancers.

Algumas empresas, em especiais as de tecnologia, costumam adotar períodos de Trabalho remoto. Isso significa que durante alguns dias, a pessoa poderá trabalhar remotamente, porém ainda assim, terá a obrigação de trabalhar presencialmente em outros dias. Geralmente tudo isso é definido durante a contratação ou através da negociação entre os funcionários e gestores. Claro que há também as empresas que já adotam o trabalho remoto FullTime, ou seja, o funcionário trabalhará 100% remotamente.

Essa forma de trabalho traz diversos benefícios, tanto para as empresas, quanto para os funcionários.

Mas, obviamente, o trabalho remoto, em especial o Home Office, demanda de alguns cuidados e de adaptação, principalmente para aqueles que estão enfrentando esse desafio pela primeira vez!

Cuidados e Dicas ao trabalhar Remotamente

Como dito anteriormente, o trabalho remoto demanda de alguns cuidados e adaptações. Por se tratar de uma forma de trabalho em que você pode estar em qualquer lugar, e muitas vezes atua sem supervisão, você fica sujeito a possibilidade de distração a todo momento.

Portanto, a principal dica para quem está começando a trabalhar remotamente, ou já trabalha dessa forma, é: TENHA DISCIPLINA.

Mesmo tendo uma liberdade maior, você deve manter uma disciplina, de preferência até uma rotina, com seu trabalho. Enquanto estiver trabalhando, evite todas as possíveis distrações.

Se está trabalhando em casa, e mora com outras pessoas, converse com eles, explique seu planejamento e como você estará trabalhando. Isso é necessário pois muitas vezes a maior dificuldade de trabalhar dentro de casa é justamente a dinâmica das pessoas que convivem contigo.

Algumas dicas para Trabalho Remoto e Home Office

Tenha uma planejamento, de preferência, já deixe um espaço reservado para trabalho.

Se possível, evite utilizar o seu quarto como espaço de trabalho.

Defina seus horários e cumpra-os.

Ouvir música é uma boa alternativa, porém escolha músicas preferencialmente instrumentais ou que não te desconcentram daquilo que você está fazendo.

Faça pausas. Não recomendamos que passe horas seguidas em frente a tela trabalhando. O ideal é que você adoto algum sistema, como o pomodoro, para poder aumentar sua produtividade e evitar exaustão mental. Acredite, isso faz toda a diferença.

Prepare-se: mesmo que não venha a utilizar todo o potencial das ferramentas, conheça algumas das principais ferramentas utilizadas remotamente, pois pode ser necessário em algum momento. Aqui nesse artigo nós vamos citar algumas delas!

Segurança em primeiro lugar. Evite utilizar redes públicas sem segurança. Se puder, utilize um usuário do seu computador para trabalho e outro para seus momentos de lazer. E tenha cuidado com o que acessa pela internet. A segurança cibernética deve ser levada muito a sério por profissionais que trabalham remotamente.

Ferramentas que auxiliam o Trabalho Remoto e Home Office

Vamos então, conhecer algumas das principais ferramentas utilizadas para quem trabalha remotamente e em Home Office. Vale ressaltar, que muitas dessas ferramentas são adotadas pelos profissionais da Startelo!

Mesmo que você não venha a utilizar todas as ferramentas, é importante conhece-las, saber do que se trata, pois pode ser útil em algum momento.

Ferramentas de Gestão de Projetos

Trello

Ferramentas que auxiliam o Trabalho Remoto e Home Office - Trello

O Trello é uma das ferramentas mais populares para gerenciamento de equipes e projetos. Possui um Layout simples e intuitivo.

A ferramenta conta com quadros, lista e cartões para organização tanto dos afazeres de uma equipe ou até mesmo individualmente.

O Trello também faz questão de facilitar sua integração com outras ferramentas que você usa em seu dia a dia.

A ferramenta também é muito utilizada para organização e planejamento pessoal. Portanto é a ferramenta queridinha dos profissionais de Trabalho Remoto e Home Office.

Aqui na Startelo é a ferramenta mais utilizada para gerenciar nossas atividades e o andamento dos projetos.

BaseCamp

Ferramentas que auxiliam o Trabalho Remoto e Home Office : Basecamp

O BaseCamp foi desenvolvido especialmente para pessoas que trabalham remotamente.

Com ele, fica fácil atribuir diferentes responsabilidades à equipe para chegar ao mesmo objetivo: finalizar juntos um projeto.

Ele permite a equipe compartilhar arquivos, definir prazos, atribuir tarefas, centralizar feedbacks, entre outros.

Ferramentas de Comunicação

Slack

Ferramentas que auxiliam o Trabalho Remoto e Home Office - Slack

O Slack vem sendo adotado por diversas empresas.

Possibilita chats individuais ou em grupos. Ótimo para acabar com os problemas de comunicação por e-mail, separar conversas pessoais de conversas profissionais e para realizar alinhamentos constantes.

Devido a esses motivos, é uma ferramenta muito adotada para o Trabalho Remoto e para o Home Office.

Telegram

Logo do Telegram

O Telegram é um aplicativo muito parecido com o WhatsApp, porém possui algumas diferenças que o tornam mais úteis para o meio Corporativo.

A principio, ele permite a criação de grupos com um limite muito maior de participantes. É uma ferramenta muito mais rápida, ágil e segura que seus concorrentes. Traz a possibilidade de envio de arquivos de até 1,5GB. Permite também a criação de Chats Secretos, além de possuir técnicas de Privacidade que só recebem elogios.

Devido a esses e outros motivos, o Telegram é o aplicativo de bate papo preferido da equipe Startelo.

Ferramentas de Vídeo Conferências e Reuniões Virtuais

Google Hangouts

Google Hangouts Logo

O Google Hangouts é a ferramenta criada para o Google que permite agendar reuniões, mandar lembretes pelo calendário, fazer reuniões por vídeo e compartilhar arquivos. Tudo isso de forma simples, funcional e intuitiva.

Para quem trabalha Remotamente e Home Office, o Google Hangouts é uma ótima opção para realizar reuniões virtuais, principalmente pela sua integração com outras ferramentas do Google.

Zoom Meetings

Ferramentas que auxiliam o Trabalho Remoto e Home Office - Zoom

Com o Zoom Meetings é possível realizar reuniões por videoconferência com até 500 pessoas ou ainda realizar webnários com até 10 mil pessoas.

Possibilita também compartilhar arquivos, textos e apresentações pelo Chat em forma de Bate Papo. Muito utilizado não só no mundo corporativo mas também no mundo acadêmico para Aulas a Distância em tempo real.

É uma das ferramentas de Vídeo Conferência mais utilizadas por profissionais que exercem Trabalho Remoto ou Home Office.

O Zoom é a ferramenta que a Startelo mais utiliza para as nossas reuniões internas.

Skype

Skype

Com o Skype é possível trocar mensagens de texto, fazer reuniões, compartilhar arquivos e telas com outros usuários. As conversas são gratuitas, mas há cobrança em ligações para telefones convencionais.

Apesar de utilizarmos muito o Zoom, a equipe da Startelo também utiliza muito o Skype, pois é uma ferramenta mais conhecida para videoconferências, então muito de nossos clientes e parceiros preferem adota-lo.

Acesso Remoto

Team Viewer

Team Viewer

O Team Viewer é uma das ferramentas de acesso remoto mais conhecida no mundo. Através dele, você pode obter acesso remoto e controlar a área de trabalho de seus computadores ou servidores a partir de qualquer lugar, bastando ter acesso a internet.

Pode ser muito útil para profissionais que estão em Trabalho Remoto ou Home Office, pois permite acessar e manipular qualquer área de trabalho que permita seu acesso.

LogMeIn

Ferramentas que auxiliam o Trabalho Remoto e Home Office LogMeIn

Com LogMeIn é possível obter acesso remoto e controlar a área de trabalho de seus computadores ou servidores de qualquer lugar. Bastar ter conexão a Internet.

O LogMeIn se destaca por oferecer uma excelente experiência de suporte remoto , assim como também um sistema que permite um poderoso gerenciamento de terminais.

Portanto, essa ferramenta é muito útil principalmente para profissionais de TI .

Assinatura eletrônica com validade Jurídica

DocuSign

Ferramentas que auxiliam o Trabalho Remoto e Home Office - DocuSign

Quando se trata de trabalho remoto, a assinatura de contratos e documentos pode ser algo complicado. A solução para isso está em utilizar o DocuSign , que permite o envio de documentos, e sua assinatura de forma 100% digital e com validade jurídica. Tudo isso de forma prática e intuitiva.

O DocuSign se destaca por ter atuação global, já sendo disponível em cerca de 180 países, inclusive no Brasil.

Para quem adotou o Trabalho Remoto e Home Office, é muito útil, pois,  com a ferramenta, é possível assinar à distância documentos urgentes.

Click Sign

Ferramentas que auxiliam o Trabalho Remoto e Home Office Clicksign

O Clicksign oferece gestão e assinatura de documentos com validade jurídica.

Ele se destaca por ser de fácil utilização. Além disso, permite a integração com o seus Sistema de Geração de Contratos Automatizados, o Fluxia.

O plano básico dá direito a cinco documentos por mês.

Para quem adotou o Trabalho Remoto e Home Office, é muito útil, pois,  com a ferramenta, é possível assinar à distância documentos urgentes.

Ferramentas de Armazenamento de arquivos na nuvem

Google Drive

Google Drive

O Google Drive é um serviço de Armazenamento na Nuvem. Ele permite o compartilhamento dos documentos com outros usuários.

É uma ferramenta muito pratica e muito atrativa para empresas.

Outro destaque do Google Divre é sua integração automática com outros produtos do Google, como o Google Docs, Google Forms, Google Slides, etc.

Além disso, no momento, a plataforma disponibiliza 15GB iniciais para armazenamento de forma gratuita.

Portanto, para o Trabalho Remoto e Home Office, conhecer essa ferramenta é essêncial.

A equipe Startelo utiliza o Google Drive como seu principal meio de armazenamento Nuvem.

OneDrive

Ferramentas que auxiliam o Trabalho Remoto e Home Office OneDrive

O OneDrive é a ferramenta de Armazenamento e Compartilhamento em Nuvem da Microsoft. Portanto, é uma ferramenta muito útil e possui integração com diversas aplicações da Microsoft.

Porém, seu principal destaque é a funcionalidade de “cofre pessoal” que é capaz de guardar arquivos confidenciais protegidos por senha.

Ferramentas de Compartilhamento de arquivos

WeTransfer

We Transfer - Ferramentas que auxiliam o Trabalho Remoto e Home Office

O WeTransfer é uma ferramenta que permite realizar o upload de arquivos para que esses possam ser baixados por outras pessoas de qualquer local.

Porém, a grande vantagem deste serviço para outros do mesmo segmento, é que, mesmo na opção gratuita, ele permite o download de diversos documentos por meio de um arquivo zipado. Ou seja, dessa forma, podemos baixar todos os arquivos de uma vez, sem a necessidade de o usuário baixar um a um.

Portanto, o  WeTransfer é uma ótima opção para quem é adepto do Trabalho Remoto e Home Office, principalmente para Freelancers que precisam está enviando e recebendo arquivos de seus clientes a todo momento e muitas vezes utilizam arquivos pesados. Dessa forma, graças ao We Transfer, basta carregar os arquivos e enviar por e-mail ou obter o link para compartilhamento.

Mapas Mentais e BrainStorm

MindMeister

Mind Meister Logo

O MindMeister é uma ferramenta excelente para a criação de Mapas Mentais que permite compartilhamento e edição dentro de equipes. Contudo, também é um ferramenta muito utilizado para o desenvolvimento de BrainStorms.

Portanto, para profissionais, principalmente da área criativa, que trabalham de forma Remota, essa ferramenta simples pode fazer um grande diferencial.

Também é uma ótima ferramenta para organização de projetos. Além de ser muito utilizada também para auxiliar o aprendizado. Portanto, é uma ferramente muito utilizada por estudantes para criarem seus mapas mentais de estudo.

Ferramenta para controle de horas trabalhadas

Toggl

Ferramentas que auxiliam o Trabalho Remoto e Home Office Toggl

o Toggl é uma ferramenta de controle de horas trabalhadas. Ela é disponível em diversas plataformas. Através dessa ferramenta é possível mensurar o tempo investido em cada projeto ou cliente. O programa realiza a contagem automaticamente por funcionário ou equipe.

Além disso, o Toggl é capaz de gerar relatórios detalhados, eliminando a necessidade do preenchimento de planilhas.

Portanto, essa é uma ótima solução para fazer o controle das horas trabalhadas para adeptos ao Trabalho Remoto e  Home Office.

When I Work

When I Work

O When I Work se destaca pelo agendamento de tarefas e monitoramento de horas trabalhadas dos funcionários. É possível dividir os turnos e fazer o controle de forma transparente e prática. Dessa forma, na versão mobile, os empregados podem bater o ponto de onde estiverem.

Ferramentas para Técnica Pomodoro no Trabalho Remoto e Home Office

Tecnica Pomodoro

A técnica pomodoro foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo, e tem como funcionalidade aumentar a produtividade de estudos e de realização de tarefas. Portanto, se quiser saber mais sobre essa técnica, recomendamos o artigo “Técnica Pomodoro: aprenda a gerenciar seu tempo para executar mais” publicado pelo NaPratica.Org.

Tomato Timer

O Tomato Timer é um aplicativo bem simples. Basicamente ele é um controlador de tempo baseado na Técnica Pomodoro.

O Tomato Timer é bem simples, porém muito útil. Recomendamos sua prática para que aumente sua produtividade em Trabalho Remoto e Home Office.

Pomodoro Tracker

O Pomodoro Tracker é um controlador de tempo baseado na técnica Pomodoro.

Contudo, o seu diferencial está na possibilidade de incluir uma lista de afazeres, assim como controlar o tempo que será gasto em cada item.

Ferramentas de Listas Trabalho Remoto e Home Office

Remember The Milk

Logo Remeber The Mil

O Remember the Milk é uma ferramenta que lhe permite criar lista, como listas de afazeres ou até mesmo listas de compras. Além disso, você pode colocar alarmes para a listas, de forma a criar uma rotina inteira com a aplicação. Portanto, isto lhe permite ter maior disciplina e gerir melhor seus compromissos.

Portanto, é uma ótima ferramenta para quem está começando ou já trabalha na modalidade de Trabalho Remoto e Home Office.

Todoist

ToDoist - Ferramentas que auxiliam o Trabalho Remoto e Home Office

o Todoist é uma ótima ferramenta de listas de afazeres, principalmente para trabalhos em equipes. Dessa forma, lhe permite atribuir listas para determinadas pessoas da equipe.

Portanto, o Todoist é uma ferramenta já consagrada no mercado, e vem crescendo cada vez mais em número de usuários. Diante disso, também vem sendo atualizado e com o tempo, tem aderido novas funcionalidades para tornar uma experiência cada vez mais completa.

Evernote

Ferramentas que auxiliam o Trabalho Remoto e Home Office - Evernote Logo

O Evernote é um aplicativo de anotações, que lhe permite criar notas, fazer anotações, adicionar lembretes, salvas páginas, imagens e fotos, entre outros. Dessa forma, o Evernote é um aplicativo muito completo e que cumpre muito bem com o que se propõe. Ele funciona de forma simples e muito intuitiva.

Portanto, a Startelo recomenda a utilização do Evernote, tanto para a modalidade de Trabalho Remoto e Home Office como também para a modalidade presencial de trabalho.

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